domingo, 25 de abril de 2010

Processo de elaboração do PLANO DE COMUNICAÇÃO desenvolvido para o Instituto de Cegos da Bahia como trabalho de conclusão de curso - Relações Públicas


































RELAÇÕES PÚBLICAS??

Você é um RP? Ah...então você sabe bem o seu papel não só na sociedade, mas também nas organizações. Agora se você não é um profissional da comunicação, das relações públicas, então eu te explicarei!! Bom, o RRPP (Relações Públicas)é o responsável em desenvolver atividades de comunicação, tendo como base um planejamento de comunicação de Relações Públicas, com vistas a "salvaguardar" a imagem das organizações.Bom...para ser mais sucinta, o RRPP trabalha a comunicação da empresa, através de ferramentas especifícas dirigidas a cada público particular -stakeholders, objetivando uma imagem institucional positiva.
E para aqueles que pensam que ser relações públicas resume-se a fazer eventos e contatos...é porque realmente precisa de esclarecimento. Um RP possui habilidades e competências para realizar eventos, fazer contatos - network, e outras atividades, condizentes com a formação.Como o RP é um elo entre os relacionamentos, pois entre outras definições o RRPP busca a harmonia entre os públicos, cabe a este profissonal, a ter estratégias para que estes relacionamentos sejam saudáveis e duradouros.

RELAÇÕES PÚBLICAS NÃO ESPERA A HORA...FAZ ACONTECER!!

SER RELAÇÕES PÚBLICAS É:


* É estar em sintonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
* É ser interativo, informado e disciplinado.
* É ter conhecimentos diversos, teóricos, técnicos e tecnológicos.
* É enxergar o que não está explícito.
* É o " amiguinho" fiel das organizações, pois o RRPP que se preza trabalha de forma transparente.
* É ter ousadia, iniciativa e criatividade em todas as circunstâncias.
* Ser Relações Públicas é utilizar a inteligência emocional, principalmente em situações oriundas de conflitos e de crises.
* É saber prevenir futuras crises organizacionais, para isso existe o Planejamento de Comunicação de Relações Públicas.
* É o verdadeiro anfitrião da sintonia entre os relacionamentos interpessoais de uma organização.
* É ser simpático, principalmente empático e deve posicionar-se sempre na linha de frente.
* É trabalhar a comunicação de forma integrada.
* É ter a confiança e a colaboração dos administradores das organizações, dos dirigentes, dos colegas, etc.
* É ter estilo próprio, pois representa a organização que abraça.
* É saber conciliar os conflitos de relacionamentos e de comunicação.
* É ter ética, transparência e comprometimento.
* É criar ações estratégias de marketing para encantar o cliente de acordo com a realidade da empresa.
* É amar as "purpurinas", mas não é aquele que cria coisas mirabolantes só para impressionar.
* É saber onde está pisando.
* É ter o desafio em mãos, pois as organizações e o mundo estão em constantes mudanças.
* É comum nos Estados Unidos em empresas de todos os portes, a existência de um profissional de Relações Públicas. O RRPP lá, faz toda diferença. As grandes empresas dos Estados Unidos não sobreviveriam se não utilizassem de um excelente profissional de Relações Públicas.
* Ser RRPP nas organizações é porque algo de inovador e de valor acontecerá na empresa. Sendo assim, a empresa possui visão empresarial e com certeza ela irá longe!
* Ser Relações Públicas é ser mais você em todas as situações.
* Ser Relações Públicas é ser nada mais, nada menos, um profissional que acredita em pessoas melhores, empresas melhores, enfim, em um mundo melhor.